Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Um dia de corrida nos Açores - o antes e o depois (imagens)


    Dia de corrida é por si só um dia de muita responsabilidade quer por parte de quem organiza, quer do lado ganadeiro, quer das figuras. 

    É sempre um dia que se inicia muito mas muito cedo e termina muito mas muito tarde. 

    A corrida esta está agendada para as 18:30 mas às primeiras horas do raiar do dia começam os trabalhos de toda a preparação,  e tudo se inicia nas ganadarias com os ganadeiros e toda a sua equipa que vão juntar os toiros, para os trazerem para o tentadero. 

    Uma vez chegados aos currais, os toiros ficam a descansar sob o olhar atento quer de forcados quer dos empresários e bandarilheiros, aguardando a chegada do director de corrida e do médico veterinário para a primeira inspecção aos animais. 

    Feita a vistoria, é dada a ordem de enjaulamento, e aqui começa uma das fases mais criticas e de maior stress para os ganadeiros. 

    Tudo pode acontecer. Uma lesão fatal pode pôr por terra todo um trabalho de quatro anos e uns milhares de euros pelo cano abaixo. 

    Mas graças a Deus correu tudo bem! E ai vão eles a caminho dos curros da nossa praça.
    A viagem é feita com a maior prudência, e uma vez chegados é altura de pesar as reses na presença do director de corrida, médico veterinário, ganadeiro e organizador da corrida. 

    Hora do sorteio, 12 horas, inicia-se o observar dos toiros por parte de empresários, bandarilheiros e forcados. Feitos os lotes, e entregues ao director de corrida, dá-se inicio à sorte de quem vai lidar o quê.

    Segue-se outra fase também ela muito crítica, o trabalho do embolador. Um a um, os toiros vão ao touril onde são embolados cuidadosamente. 

    Colocada a divisa da ganadaria, regressa aos curros, onde fica em repouso absoluto até à hora que lhe é dada a ordem de entrar na arena. 

    18:30 - manda o director de corrida que se iniciem as cortesias, e logo de seguida, durante duas horas e meia aproximadamente, vivemos momentos de grande emoção. 

    Terminada que está a corrida, começa a parte de verificar se há algum toiro escolhido pelo ganadero para voltar ao campo, o que pode demorar horas. 

    O veterinário e o embolador começam os preparativos e tratamento dos bravos escolhidos, tudo tem que ser feito com o máximo profissionalismo.

    Segue-se o jantar e o convivo entre quem participou na corrida neste dia em especial...

    A noite vai longa, muito longa, mas claro nunca é tarde porque...foi dia corrida!



    Texto e Fotografias: J. Edgardo Vieira