Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    Pesados e Aprovados os 'Murteira Grave' para esta noite em Lisboa


    Já se encontram nos curros da Praça de Toiros do Campo Pequeno, os toiros de Murteira Grave que esta noite serão lidados na LII Corrida TV.
    Conheça-os melhor segundo as palavras do ganadero, Dr. Joaquim Grave, publicadas na página de Facebook da ganadaria:



    GATURRO - 550 Kg
    “O ‘Gaturro’ Nº2, negro, bragado, listão, é um toiro que me toca particularmente, pelo seu tipo baixo, de cornos acapachados, onde é visível a sua ascendência ‘Gamero Cívico’. Tem uma apresentação soberba. Um tipo de toiro que me habituei a ver cá em casa desde menino. Foi um toiro muito calmo até há cerca de um mês, altura em que arranjou aí uma espécie de contencioso com o número 20 e, desde então, ando sempre em sobressalto a ver se duram dos dois até Lisboa….”.



    CIGARRERO - 570 Kg
    A pelagem do “Cigarrero” Nº26, um “burraco”,cara comprida, ‘estrecho de sienes’, córnea de grande simetria e, embora seja um bocadinho alto, tenho de reconhecer que está dentro dos parâmetros da sua linha genética”. Acrescento que se trata de um toiro “avesso a brigas no campo, que teve dois irmãos mansos mas, em contrapartida, tem quatro irmãs aprovadas em tenta”.



    ESQUILERO - 574 Kg
    O “Esquilero” Nº6 é um toiro castanho-escuro quase albardado, bisco do corno direito e “zurdo”. “É bisneto da ‘Saltarilla’, uma das vacas da ganadaria Grave mais pontuadas de sempre e filho da ‘Esquilera’. Foi sempre um animal tranquilo que nunca se meteu em brigas, o que para mim é um sinal de bravura. Para ser um animal totalmente perfeito, só lhe acrescentaria algumas sedas mais na cauda.



    MONTECRISTO - 568 Kg
    O “Montecristo” Nº20 é um toiro preto, bragado corrido, axiblanco e lavado por detrás. Bem armado de córnea é levemente “tocado” e quase “cornidelantero”.Trata-se de “um toiro fino” para o qual prevê uma investida um pouco rebrincada, de grande mobilidade e que pode proporcionar uma lide espectacular. É um toiro descendente de um toiro Coimbra que o meu pai, comprou a José Luis Sommer d’Andrade e que sempre ligou muito bem dentro da nossa ganadaria.




    PARASITA - 640 Kg
    O “Parasita” Nº67, é salgado, bragado corrido, “um toiro grande, para ultrapassar à vontade os 600kg e que tem um comportamento muito curioso. É grande amigo do 20 (“Montecristo”), sempre que o 2 (“Gaturro”) o ataca, lá está para o defender. É um toiro muito sério que assusta só pelo volume, bem armado de córnea e que procede de uma linha genética “que não é de meias tintas: é muito agressivo, mas de uma agressividade templada”.


    GUERILLERO - 535 Kg