Header Ads

Feito com Visme

  • Últimas

    'Dorado': Um Toiro 'viajado'

    O quotidiano taurino é profícuo em 'estórias' e história de interessante traço, muitas vezes ofuscadas ou sem divulgação suficiente para que se saibam.

    'Dorado' é o protagonista desta 'estória', embebida numa viagem de vários quilómetros... 

    Nascido em Março de 2011, e 'herrado' com o número 4, 'Dorado' cresceu na Herdade Barbas de Lebre, solar da Ganadaria Sobral.


    A Ganadaria Sobral alcançou um importante patamar na temporada de 2015, quer pelos desempenhos de seus exemplares verificados em Portugal, como no sector que envolve a exportação, tão importante e de louvar no tempos 'incómodos' em que vivemos, lidando uma corrida e uma novilhada picada em Espanha, obtendo resultados extraordinários.

    'Dorado' era o toiro da camada 2015, era o 'Rei' de Barbas de Lebre... 

    Desde o seu nascimento, e com o desenvolver das suas condições enquanto bovino de Raça Brava de Lide, 'Dorado' sempre se distinguiu de seus 'irmãos' de camada. Pela sua deslumbrante pelagem 'Sarda' (bastante comum no encaste Cebada Gago de que é proveniente), pela sua imponência e seriedade natural e pelas 'hechuras' e trapio que lhe fora atribuído. 'Dorado' era o Toiro de 'Sobral' na presente temporada.


    Uma pérola em pleno Baixo Alentejo, que muito cobiçada foi por variadíssimos agentes taurinos (espanhóis e portugueses) mas quis o destino que a sua primeira 'aparição' fosse numa das mais importantes Feiras 'Toristas' do universo tauromáquico: Feria del Toro – San Fermín, Pamplona! 

    Um repto elevado, um objectivo comum entre todos os ganaderos que ambicionam ver os seus toiros em palcos de honra e relevante categoria... 'Dorado' conseguiu-o, embora a sua condição naquela Feira não fosse fiável, estava ali como sobrero de algumas das mais importantes divisas mundiais. Era difícil vislumbrar 'Dorado' no grandioso ambiente de Pamplona... E o regresso a casa foi inevitável.


    Mas a história de 'Dorado' não se fica por Pamplona, por muito que 'San Fermín' pedisse, 'San Isidro' foi mais poderoso... E Madrid seria o próximo destino!

    A 'Feria de Otoño' (apelidada também dos 'encastes minoritários') tinha de novo um protagonista luso. 'Las Ventas' tinha nos seus currais motivo de regozijo para a afición portuguesa. 
    Mas a sua condição de sobrero, voltou a adiar a sua saída a um 'albero'...

    'Dorado' regressou a Barbas de Lebre no passado dia 14 de Outubro, após uma viajada temporada 2015. A sua 'hermosa' estampa ficou por atestar, bem como a sua avaliação comportamental...

    Barbas de Lebre > Pamplona > Barbas de Lebre > Madrid > Barbas de Lebre - O seu deslocamento perfaz um total de 3000 km.


    Ainda agora se iniciou o defeso e as propostas por 'Dorado' tendem a não parar... 

    Que reservará 2016? 

    Que destino percorrerá...? 

    Que seja D'oro, pois assim merece 'Dorado'!


    Por: Pedro Guerreiro